terça-feira, 22 de setembro de 2009

A UJS DE FOZ MANO

UJS CATARATAS E OS DESAFIOS DA NOVA FASE


A atuação política da juventude da cidade de Foz do Iguaçu é marcada por histórias e lutas por seus interesses. A União da Juventude Socialista esteve presente em boa parte delas. Após a reeleição do Prefeito Paulo MacDonald (PDT), trouxe a UJS FOZ o amadurecimento e avaliação de sua atuação tática na juventude.

Com a participação eleitoral da UJS ao lançar o camarada Pablo Braga Machado (PCdoB) a vereador, contribuiu com esta entidade no desenvolvimento de sua política e na transmissão de suas idéias. Promovendo atividades como o “Movimento Boto Fé”. A campanha eleitoral é um desafio por ser uma atuação política árdua e de compromisso. Momento oportuno para todos aqueles que acreditam que a transformação é possível, por meio do debate político, recheado de propostas e anseios de mudanças para o povo.

Por isso, a UJS de Foz neste segundo semestre propõe novos ares no seu compromisso político, ideológico e social. Convocamos a todos os filiados e militantes a construir uma UJS CATARATAS influente politicamente, brava na luta e firme na sua atuação. Para esse novo momento a compreensão e o compromisso de todos são fundamentais para nossas conquistas futuras.

Iniciando pela nova fase que passamos a direção municipal propõe uma mudança no seu nome fantasia, de UJS FOZ para UJS CATARATAS. Isso é uma característica de criatividade e autonomia organizacional. Com um nome carismático e característico de nossa cidade acreditamos que poderá ser muito útil em nossa propaganda política.

Essa nova fase traz para a UJS CATARATAS novos desafios e isso dever ser bem entendido por todos os filiados e militantes. Os desafios que devemos encarar são na esfera administrativa, organizacional e na sua ação política. Por isso, a proposta é primar no âmbito DO COMPROMISSO, DA OUSADIA E DO PROTAGONISMO. Para compreendermos melhor, vejamos passo a passo.


UMA UJS ADMINISTRADA

Para nossa influência política entendemos que o mais importante é ser internamente muito bem administrada. Seu funcionamento dever ser correto nos âmbitos legais e jurídicos. Para uma UJS de massa é normal que ela necessite de mais pessoas, mais grana e mais estrutura (sede, xerox etc).

Estamos nos propondo a organizar seus documentos, história e teses. Para que no seu futuro possa ser ferramentas que ajudem em nossas decisões, para que os militantes estudarem nossa atuação passada e presente.

Na função financeira devemos atuar mais profissionalmente, promovendo política de arrecadação (festas, rifas, carteirinha militante etc..) e sendo correto em sua prestação de contas. Assim, a direção municipal esta no encaminhamento da oficialização com um CNPJ da UJS CATARATAS. Mas isso demandará um compromisso fiscal jamais proposto antes, iremos nos enfiar numa furada se não trabalharmos corretamente. Será a receita federal na nossa bota. Daí é sujo, né?!

Não devemos mais utilizar métodos convencionais, a ousadia como a nossa UJS de CNPJ nos coloca a encaminhar novos métodos, com mais pessoas responsáveis em auxiliar nas finanças da nossa organização. O compromisso de cada um é fundamental para o nosso sucesso.


UJS É DE MASSA E ORGANIZADA

Desde a primeira vez que a conhecemos, a UJS demonstrou em sua essência ser um movimento de organização juvenil para boa parte dos jovens. Sendo uma entidade de massa que foi a proposta na sua criação. Tendo uma autonomia na sua decisão política e na influência nas tribus da juventude.

Mas, querer ser de massa não é ser de massa. É preciso conquistar isso, com o número de filiados e influência política. Não nos propomos ser o que não podemos ser. Por isso, a UJS CATARATAS deve entrar em sua primeira campanha de filiação dessa nova fase, para atrair mais pessoas ao compromisso de construir uma sociedade mais justa e para todos.

Cada filiado hoje deve ter o compromisso de chamar um amigo para a luta revolucionária. Claro, que não pela expressão da palavra, mas na sua prática. Um revolucionário que acredita ser possível criar uma condição melhor para nosso povo.

Nada nos adianta nos propormos ser de massa, senão atuarmos como tal. Por isso, o mais importante é o COMPROMISSO com a UJS. Todo filiado deve ser incluído num desafio particular e coletivo. Mesmo trabalhando, estudando e tendo família o maior dos desafios é fazer que todos sejam estimulados a fazer um pouquinho daquilo que acredita.

A mudança social não acontece sozinha e do nada. É protagonizada por vários elementos que a compõe, sendo um elemento fundamental para o socialismo, o COMPROMISSO revolucionário. Se realmente acredita que é possível mudar, é preciso AGIR e atuar dentro de uma esfera organizativa da UJS.

Portanto, a UJS CATARATAS convida a todos os filiados e militantes a assumirem seu papel político, cada pessoa tem de estudar mais os conceitos marxistas e leninistas, executar tarefas deliberadas em coletivo, participar permanente nas ações da UJS e acreditar no que está fazendo.

Na sua organização a UJS CATARATAS quer ser mais protagonista nas lutas estudantis, seja no movimento estudantil secundaristas dentro dos colégios ou no movimento estudantil universitário. A idéia é organizar um coletivo secundarias e universitário para pensar na política estudantil de forma coletiva com as idéias de todos.

Avançar na atuação do hip hop, com o núcleo da Nação Hip Hop Brasil. Fomentar culturalmente a política do hip hop, com muita influência e protagonismo, fazendo discussão política e promovendo arte do povo. Realizar o curso de formação e encaminhar campanhas de idéias dos manos do hip hop.

Claro que a idéia da direção municipal da UJS CATARATAS hoje não é apenas atuar nessas frentes, movimentos estudantis e hip hop/cultura. Mas é organizar movimentos de meio ambiente, jovens trabalhadores e esportistas. A nossa ousadia é limitada hoje, queremos avançar nisso, por isso entendemos que só será possível quando tivermos mais pessoas para ajudarem na construção da UJS CATARATAS de massa e com mais idéias.

A ousadia do filiado é fundamental para o compromisso militante que queremos. Aqueles que vêem com esperança um futuro melhor participem na UJS.

NA POLÍTICA VAI TER QUE RESPEITA

Podemos ver que não somos os únicos que queremos fazer algo na área da juventude. Mas, inevitável que o nosso compromisso é diferente de qualquer outro. Não somos prepotentes a ponto de dizer que somos os melhores e tal. Quero apenas ser protagonistas e certos em nossas posições.

No desafio político vale lembrar que outras forças políticas têm algum interesse, não como nosso, mas assim como nós. Na forma, não no conteúdo. Então, é comum observarmos que em alguns momentos nossas atuações não sofreram efeito por não saber fazer. Na mídia não entendemos como atuar, nas campanhas de massas sofremos com a falta de grana e no respeito político com as outras forças, não nos damos bem pelas fases que demonstramos força e fraqueza.

Está colocado um novo ritmo político para a UJS CATARATAS. Ter uma influência gigantesca na juventude. É preciso falar com mais gente e mostrar na prática que realmente fazemos e não ficamos apenas falando. Ser garganta não nos da o título de maior juventude política organizada do Brasil.

Por ter uma respeitabilidade nacional, não nos dá o luxo de sermos sem vergonha em nossa prática militante. Na política é claro que quem entende como funciona, quem demonstra força com muita gente, quem faz barulho (manifestações) e quem tem mais idéias, comandam o negócio.

Na prática temos a ousadia de entender como fazer, precisamos demonstrar mais força, falando para cada pessoa, colega e amigo o quão é importante participar de uma mudança social. Não ser chato, é preciso convencer politicamente por ter idéias que realmente agrade o ouvinte. É claro, fazer ações e atos que demonstram essa força. Algumas vezes, um desafio e tanto ir pra rua e passar a idéia pro povo. Devemos ser ousados nesse sentido.

As campanhas devem nos ajudar para nossa influência política. Pessoas que são carentes politicamente devem encontrar na UJS a fuga por algo que acredita. Construir uma entidade que lute por uma sociedade para todos, com a idéia de todos e no centralismo democrático.

Nosso convencimento ideológico deve ser mantido por conceitos de Karl Marx e Lênin. A proposta de uma sociedade socialista deve ser bem trabalhada na tradução pro povo, com campanhas de compromisso social, ousadia popular e protagonismo juvenil.

Devemos defender as idéias do nosso coletivo, discutidos entre todos. O protagonismo é inevitável se atuarmos direitinho com a força de cada um. Demonstrarmos que somos grande é importante para que as políticas da Velha Era, fica para trás e jamais retorne nesse novo momento histórico.

A política que propomos é um Brasil soberano. Um projeto de nação que seja discutido com a idéia de um país que queremos para nossos filhos. Tendo um PRÉ-SAL do povo brasileiro, revertido para o desenvolvimento da nação. Uma integração latina americana que jogue força na construção de um continente livre e desenvolvido.

Aos filiados e militantes da UJS de Foz do Iguaçu, uma saudações revolucionária.

VIVA O SOCIALISMO COM A NOSSA CARA

Serginho Santander
Diretor de Organização da UJS CATARATAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário